Novembro Laranja alerta para cuidados com a saúde auditiva

 Novembro Laranja alerta para cuidados com a saúde auditiva

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Novembro é o mês de conscientização sobre a saúde auditiva. A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido busca divulgar informações sobre esse problema que atinge cerca de 50 milhões de brasileiros segundo a Organização Mundial da Saúde.

Por isso, além de ser conhecido como Novembro Azul, pelas campanhas de apoio à saúde do homem e contra diabetes, o mês também recebe a cor laranja para destacar os cuidados com a audição.

De acordo com o otorrinolaringologista José Luiz Pires, do Hospital Otorrinos Curitiba, o zumbido em si não é uma doença, mas sim um sintoma que pode indicar algum problema no sistema auditivo.

Segundo o médico, vários fatores podem interferir na saúde auditiva – e o estilo de vida é o principal deles.

A alimentação, como o excesso de cafeína, chocolate ou outros itens que estimulem o sistema nervoso central, também pode aumentar a percepção do zumbido. Às vezes, apenas algumas mudanças de hábitos prejudiciais já contribuem para uma melhora significativa dos pacientes.

Ao sinal de algum sintoma, é importante sempre procurar orientação médica para descobrir a causa do problema e fazer o tratamento adequado.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem