Novo lote com 39.780 vacinas da Pfizer chega ao Paraná

 Novo lote com 39.780 vacinas da Pfizer chega ao Paraná

Foto: Américo Antonio/Sesa

vacina-pfizer-sesa
Foto: Américo Antonio/Sesa

Integrando a última remessa de imunizantes contra Covid-19 enviada ao Paraná pelo Ministério da Saúde, 39.780 vacinas produzidas pela Pfizer/BioNTech, chegaram ao Estado nesta terça-feira (18).

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), as doses são destinadas à vacinação dos grupos de comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência severa.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, conta que esta remessa dá prosseguimento à estratégia de descentralização da Pfizer no Estado com a ampliação de municípios que irão receber o imunizante.

O imunizante produzido pela Pfizer/BioNTech necessita de cuidados específicos na logística de distribuição. A longo prazo, eles precisam de armazenamento a -70°C, temperatura que requer freezers de alta performance. No entanto, a vacina pode ficar armazenada a -20°C por até duas semanas, e ainda entre 2º e 8ºC por até cinco dias.

Esta é a terceira remessa de vacinas da Pfizer que chega ao Paraná. O primeiro lote, composto de 32.760 doses, chegou ao Estado em 3 de maio e foi distribuído apenas em Curitiba. Já no segundo lote, com 67.800 doses, teve os destinados ampliados: além de Curitiba, as cidades de Cascavel, Londrina e Maringá entraram na divisão. Essas doses foram distribuídas ontem (terça, 18).

Além das doses da Pfizer, também compõem a última remessa de vacinas do Ministério da Saúde outras 374.100 doses do imunizante Covishield, produzido na parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As vacinas da Covishield são divididas entre 229.100 doses para a aplicação da segunda dose em pessoas de 60 a 64 anos e de 65 a 69 anos e 145 mil para a primeira dose de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência.

Segundo o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, parte das doses que chegaram ao Paraná é resultado de pedidos feitos ao Ministério da Saúde.

Segundo levantamento da Sesa, o Estado estava com déficit de 110 mil doses para a segunda aplicação em pouco mais de 200 municípios.

Até as 18h15 desta terça-feira, o Paraná aplicou 2.171.292 primeiras doses e 1.118.208 doses de reforço. O Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19 estima um total de 4.812.142 pessoas entre os 28 grupos prioritários para imunização.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos