Novo lote com vacinas da Pfizer chega ao Paraná nesta quarta-feira (26)

 Novo lote com vacinas da Pfizer chega ao Paraná nesta quarta-feira (26)

Foto: Pedro Ribas/SMCS

As 37.440 doses da Pfizer destinadas a pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência chegam hoje (quarta-feira, 26) ao Paraná. O Ministério da Saúde confirmou que a remessa desembarca por volta das 19h no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo o governo federal, as vacinas devem ser destinadas à aplicação da primeira dose para 33.299 pessoas. O residual será destinado à reserva técnica. Os imunizantes fazem parte da mais nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde que também é composta por 352.750 vacinas da Covishield, desenvolvidos em parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), AstraZeneca e Universidade de Oxford. Esses imunizantes chegaram ao Estado ontem (terça-feira, 26) no final da noite.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as doses serão aplicadas em pessoas com comorbidades e deficiência permanente e profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, além de duas novas categorias profissionais: trabalhadores portuários e do transporte aéreo. A antecipação da imunização desses trabalhadores contraria a ordem de prioridades elencada no Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19 que coloca as duas profissões no final da lista. Pela ordem do plano, pessoas em situação de rua e detidas deveriam receber o imunizante após os paranaenses com comorbidades e com deficiência permanente.

O diretor de desenvolvimento empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, defende a antecipação da vacinação dos portuários. Segundo ele, a aplicação das doses pode evitar novas contaminações e a circulação de novas variantes do vírus.

Conforme o Ministério da Saúde, neste momento serão destinadas 10.812 doses para portuários e 1.185 para pessoas que trabalham no setor aéreo. Para o professor e médico geneticista, Salmo Raskin, esse tipo de antecipação, na maioria das vezes, pode prejudicar o andamento da imunização.

Porém, na avaliação do especialista, diante da possibilidade de circulação da variante indiana no país, a medida do Ministério foi correta.

Questionada pela reportagem, a Secretaria Estadual da Saúde afirmou que o Plano Estadual de Vacinação (PEV) é atualizado conforme as diretrizes do Plano Nacional. Uma nova versão com as atualizações deverá ser publicada no site da Sesa. Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná recebeu, até o momento, quase 5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Quase metade do grupo prioritário, que conta com cerca de 4,8 milhões de pessoas, já tomou pelo menos a primeira dose do imunizante.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos