Novo modelo de placa de automóvel padrão Mercosul passa a valer no Paraná

 Novo modelo de placa de automóvel padrão Mercosul passa a valer no Paraná

(Foto: divulgação/Detran Pr)

(Foto: divulgação/Detran Pr)

Começa a valer hoje (17) no Paraná o novo modelo de placa para automóveis padrão Mercosul. A mudança atende uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran. A placa traz itens de segurança que permitem a rastreabilidade por meio de QR code praticamente impedindo a clonagem.

Na sequência deverá ser implantado um chip no novo modelo. A exigência passa a valer para casos específicos, como primeiro emplacamento e aquisição de novo veículo. O coordenador de Veículos do Detran-PR, Edson Rasera, explica que  a medida deve facilitar a fiscalização.

Não são todos os motoristas que precisam alterar a placa do veículo. Situações específicas vão exigir o padrão Mercosul.

A placa segue o mesmo desenho em todos os países do Mercosul com quatro letras e três números em fundo branco. O modelo traz um código único e contém todos os dados de confecção da placa, como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça além do modelo do carro. A mudança na placa gerou protestos por parte do setor automotivo.

A Assovepar, a Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado Paraná, emitiu uma nota em que afirma que é contrária a adoção da placa Mercosul. Segundo a entidade, ainda não há comprovação efetiva de que a mudança trará benefícios. Para a Assovepar a alteração vai gerar custos altos para o consumidor, para as revendas e concessionárias de veículos.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem