Novos fundos de fomento estimulam micro e pequenas empresas do Paraná

 Novos fundos de fomento estimulam micro e pequenas empresas do Paraná

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Foram formalizados nesta semana, no Paraná, três fundos de fomento às micro e pequenas empresas. A intenção é facilitar o acesso ao crédito e estimular o crescimento dos quase 700 mil pequenos negócios instalados no Estado. Foram regulamentados o Fundo de Aval Garantidor, o Fundo Capital de Risco e o Fundo de Inovação. A iniciativa pode contribuir para que os pequenos negócios possam superar a falta de garantia, uma das maiores barreiras de acesso ao crédito. Os documentos foram apresentados no Sebrae.

O presidente do Conselho Deliberativo da instituição no estado, Ágide Meneguette, entende que os três fundos vão aproximar as micro e pequenas empresas das instituições oficiais de crédito.

O Fundo de Capital de Risco tem foco nas empresas de micro e pequeno porte, com potencial de crescimento rápido. O outro, o Fundo de Crédito, oferece custos menores do que o crédito bancário e será composto com recursos de fontes diversas, como o Fundo de Desenvolvimento Econômico. O terceiro financia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, como mecanismo de ampliação da competitividade das micro e pequenas empresas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira, sustenta que os três novos fundos se complementam.

A gestão dos três fundos é responsabilidade da Fomento Paraná. A instituição financeira pública financia projetos de investimento para empreendedores da indústria, do comércio, do setor de serviços e até da agricultura. O diretor-presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade, lembra que, com o fundo de aval, será possível garantir as operações por meio das linhas de crédito que já estão disponíveis.

Desde 2011, a Fomento Paraná já contratou quase um bilhão de reais em financiamentos para empresas de micro, pequeno e médio porte no estado. Mais um bilhão e meio foram destinados ao custeio de obras de infraestrutura nos municípios.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem