ParanáGeral

Novos leitos são anunciados para hospital psiquiátrico no Paraná

Hospital Adauto Botelho é referência no estado e absorve demanda de todo o Paraná

 Novos leitos são anunciados para hospital psiquiátrico no Paraná

Foto: SESA

Novos 15 leitos de psiquiatria masculina serão implementados no Hospital Adauto Botelho, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A unidade absorve a demanda de leitos de psiquiatria de todo o estado por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos.

Com a ampliação, o hospital terá 81 leitos na ala masculina nos próximos meses. O anúncio foi feito na segunda-feira (8) pelo governo estadual. De acordo com o secretário de estado de Saúde, Beto Preto, áreas do hospital estão sendo reativadas e novos leitos de enfermaria também devem voltar a funcionar.

A medida, segundo o diretor-geral da Sesa, César Neves, tem o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento em psiquiatria com humanismo. Recentemente, a unidade também passou por reformas, com mudanças de mobiliário e contratação de profissionais.

Hoje, são 245 pessoas profissionais no local. A instituição existe há quase 70 anos e é considerada referência no atendimento psiquiátrico no Paraná e na área de obstetrícia psiquiátrica de alto risco na região. O hospital também possui atendimento especializado de psicoterapia, odontologia, fisioterapia, obstetrícia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social e enfermagem.

Veja mais:

Para 2024, além dos novos leitos, também será feita a ampliação, em pelo menos 80%, do número de atendimentos ambulatoriais mensais, atualmente em 500 e que podem passar para mais de 900 ao mês.

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Izabella Machado

BR-376 é liberada após acidente entre três caminhões

BR-376 é liberada após acidente entre três caminhões

Rodovia ficou cerca de uma hora e meia totalmente bloqueada, no sentido Santa Catarina