Novos vazamentos do Intercept Brasil mostram interferência na escolha de presidente do Banco do Brasil

 Novos vazamentos do Intercept Brasil mostram interferência na escolha de presidente do Banco do Brasil

Foto: Ascom PR/PR

A força-tarefa da Lava Jato no Paraná afirma, em nota, que o site The Intercept Brasil realiza especulação sem qualquer base palpável, após novos vazamentos sobre a operação divulgados hoje (20).

De acordo com a reportagem publicada hoje, a equipe teria usado a o site O Antagonista para interferir na escolha do presidente do Banco do Brasil pelo governo federal.

Segundo a publicação, nas últimas semanas de 2018, durante a transição de governo para a gestão de Jair Bolsonaro, a força-tarefa em Curitiba teria entregue documentos à equipe do site para criar notícias que evitassem que o ex-presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, fosse indicado para a presidência do banco. Na época, Monteiro era o nome mais forte entre os cotados para assumir a instituição.

Ainda segundo o texto, o coordenador da Lava Jato no Paraná, procurador Deltan Dallagnol, teria enviado arquivos a um dos jornalistas do Antagonista para prejudicar a imagem de Monteiro. Apesar de não ter nenhuma denúncia na Lava Jato, o ex-presidente da estatal assumiu o cargo depois de Aldemir Bendine, esse sim condenado na operação.

Segundo a reportagem, as publicações do site Antagonista teriam direcionado a escolha do ministro da Economia, Paulo Guedes, por colocar Rubens Novaes no cargo de presidente do Banco do Brasil. A publicação do Intercept Brasil aponta ainda que a decisão tinha cunho político, favorecendo o grupo do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que seria amigo do procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol. Quando era deputado, Lorenzoni encabeçou as Dez Medidas Contra a Corrupção na Câmara, projeto gerido por Dallagnol.

De acordo com o MPT, não há qualquer favorecimento ou privilégio no fornecimento de informações. As mensagens que são atribuídas à força-tarefa têm sido usadas de modo descontextualizado ou deturpado, para fazer acusações que não correspondem à realidade.

Na nota, a força-tarefa da Lava Jato reforça ainda que a assessoria de comunicação do Ministério Público Federal no Paraná, por exemplo, realizou, desde o início da operação, mais de 5 mil atendimentos à imprensa e 30 coletivas.

Reportagem: Lorena Pelanda/ Juliana Goss/ Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem