Número de casos ativos da Covid-19 em Curitiba é o maior já registrado desde julho

 Número de casos ativos da Covid-19 em Curitiba é o maior já registrado desde julho

(Foto: divulgação/UnsPlash)

O número de casos ativos da Covid-19 em Curitiba é o maior já registrado desde julho. Conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, a cidade conta no momento com 6.849 pessoas que podem transmitir a doença. Em 26 de julho, o número era de 7.992 – o maior durante a pandemia. A partir desta data, a quantidade de casos ativos caiu e só voltou a crescer aos patamares de julho nas últimas semanas.

Para o professor do Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), José Rocha Faria Neto, o crescimento no número de casos está relacionado com o comportamento da população diante da doença.

O professor coordena um estudo a partir de dados da pandemia e constatou que além das aglomerações e desrespeitos as medidas de prevenção, o aumento de casos também pode ser influenciado por um maior número de testes realizados, em relação ao início da pandemia. Porém, ele alerta que o relaxamento da população já é refletido nas ocupações de leitos hospitalares por pacientes com o coronavírus.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba conta com 51 leitos SUS exclusivos para o coronavírus livres. A taxa de ocupação de todos os 283 leitos chegou a 82% ontem (16).

Em decorrência do aumento, a prefeitura suspendeu temporariamente as cirurgias eletivas nos hospitais que atendem o SUS na cidade. Além disso, foram reativados leitos, que vão ser exclusivos para o tratamento de pacientes com o vírus.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos