Número de cidades afetadas pelas chuvas no Paraná não sobe pela primeira vez na semana

Foto: reprodução / Prefeitura de Umuarama
Foto: reprodução / Prefeitura de Umuarama

Pela primeira vez em uma semana, a quantidade de municípios afetados pelos temporais não aumentou, e somam 58 desde o começo da sexta (17). Os gestores destas cidades ainda contam os prejuízos após a trégua dada pela chuva. Vinte e oito cidades decretaram situação de emergência, e estão tendo uma atenção especial da Defesa Civil, como conta o capitão Eduardo Pinheiro.

Os nomes destes 14 municípios não foram divulgados, mas estão entre os que decretaram situação de emergência. As regiões mais afetadas ainda são a central, sudoeste e oeste, e com as cidades do noroeste também computando os estragos de quinta (16) para sexta (17).

Ainda há 133 pessoas que não conseguiram voltar para casa, nos municípios de Terra Rica, Santa Cruz de Monte Castelo, Mariópolis e Lunardelli. Estas cidades tiveram enxurradas e alagamentos. As tempestades afetaram mais de 40 mil pessoas, e cerca de 4.600 casas foram danificadas ou destruídas. Em todo o Paraná, já choveu muito mais do que o previsto para esta época do ano. Normalmente, julho é o mês mais seco, mas neste ano está atípico por causa do fenômeno “El Niño”. Dados do Iapar, o Instituto Agronômico do Paraná, apontam que em algumas localidades choveu até 540% a mais que o normal. Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, qualquer tempestade já é capaz de provocar mais desastres no estado.

Até agora, uma morte foi confirmada em decorrência das chuvas, e 37 pessoas estão feridas em todo o Paraná. No estado vizinho de Santa Catarina, ainda há mais de 300 pessoas desabrigadas, em 48 cidades. Destas, 13 decretaram situação de emergência.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.