O Giro nas Ruas de hoje é na até a Rua Antônio Moreira Lopes

Sem-título
Foto: Google Maps

A Antônio Moreira Lopes é uma rua com bastante comércio e possui mais de 250 domicílios, dentre eles, casas e pequenos edifícios.

Acompanhe na reportagem do estudante de jornalismo Vinícius Bonato da Silva, da Universidade Positivo

O bairro Cajuru, onde a rua está localizada, vem de uma palavra indígena que significa “boca da mata“. A região do bairro era uma grande área que abrangia os atuais bairros do Tarumã, Capão da Imbuia, Cristo Rei, Jardim das Américas e parte do Uberaba.

A região do Cajuru ganhou maior destaque na cidade com a fundação do Orfanato de São José e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes no ano de 1907 e a construção de oficinas da Rede Ferroviária Curitiba-Paranaguá. Por isso, a região também abriga vários funcionários dessa rede. A Rua Antônio Moreira Lopes possui quase 2 quilômetros de extensão e conecta a BR-277 a Rua Rutildo Pulido.

Um dos pontos que fica na Rua Antônio Moreira Lopes é o Instituto Futebol de Rua.

Confira da reportagem de Gabriele Bonat, estudante de jornalismo da Universidade Positivo

O projeto sócio-esportivo tem o intuito de utilizar o esporte para o desenvolvimento humano e o fomento a educação. A metodologia do programa é usar as práticas esportivas para a formação de valores de crianças e adolescentes.

A proposta do instituto é praticar futebol de uma forma diferente. Dessa maneira, através do aprendizado com o esporte, os jovens têm a possibilidade de pensar e atuar nas realidades sociais que estão presentes.

O criador do Instituto Futebol de Rua, Alceu Neto, afirma que desde 2006 o projeto atua com a inclusão esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Sendo assim, utilizando esse meio para a transformação social.

O projeto está na Rua Antônio Moreira Lopes desde 2013. Segundo Alceu Neto, com os anos aumentou o movimento de veículos na rua e também houve melhorias no local.

A vizinhança também teve a oportunidade de conhecer mais a ação. Atualmente, a comunidade local tem contato com o instituto.

O Instituto Futebol de Rua está localizado na Rua Antônio Moreira Lopes, 190, no bairro Cajuru. Para conhecer mais o programa, o site é futebolderua.org/

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem