O Giro nas Ruas desta segunda vai até a Rua Barão do Rio Branco

José Maria da Silva Paranhos Júnior nasceu em 1845 e  foi um jornalista, político e diplomata Brasileiro. Como ele era filho do diplomata Visconde de Rio Branco, foi indicado para cargos da diplomacia brasileira. Nesse período, recebeu o título de Barão do Rio Branco, concedido pela Princesa D. Isabel e se tornou Ministro das Relações Exteriores do país entre 1902 e 1912. Um dos principais feitos do Barão para o Brasil, foi a anexação do atual estado do Acre, durante uma época em que esse local também era reivindicado pela Bolívia.

Ele também foi responsável por diversos tratados com países como Peru, Equador e Argentina, para definir os contornos do território brasileiro. Antes da homenagem a Barão do Rio Branco, a rua era chamada de  Rua da Liberdade. Com cerca de 800 metros de distância, a Barão do Rio Branco, conecta a Rua Riachuelo com a Avenida Sete de Setembro, próximo ao Shopping Estação.


Confira na reportagem do estudante de jornalismo Vinícius Bonato, da Universidade Positivo

Um dos prédios mais tradicionais da capital está localizado na rua. O Palácio Rio Branco foi batizado com este nome para homenagear José Maria da Silva Paranhos Júnior. O espaço foi inaugurado em 1896. A jornalista da Câmara Municipal, Michelle Stival da Rocha, explica sobre o cenário político e econômico da época em que o prédio foi construído.

No início, se chamava Palácio do Congresso. O objetivo era que ali funcionasse o Poder Legislativo Estadual, atual Assembleia Legislativa. Por 60 anos, os deputados se mantiveram trabalhando no prédio. Mas em 1957, mudaram para o endereço no Centro Cívico, onde permanecem até hoje. Em 1963, os vereadores realizaram a primeira sessão plenária no Palácio Rio Branco.

O prédio é mantido pela Câmara e passou por algumas reformas. Ele foi tombado pelo governo estadual em 1978. O documento ressaltava características como o prédio em alvenaria de tijolos com dois pavimentos e um porão em estilo neoclássico, segundo projeto do arquiteto Ernesto Guaita.

Acompanhe na reportagem de Isabela Miranda, estudante de jornalismo da Universidade Positivo

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de jornalismo da Universidade Positivo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem