COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Existem inúmeras oportunidades para quem quer inovar e atender novas demandas.

 O momento é propício para empreender

Foto: Freepik

Empreender é um sonho compartilhado por cerca de 50 milhões de brasileiros. No entanto, dar os primeiros passos pode ser intimidador, envolvendo ao mesmo tempo um misto de entusiasmo e apreensão. Mas, com orientações corretas, essa jornada pode se tornar mais clara e menos complexa.

Segundo um relatório do Sebrae, as pequenas e médias empresas são responsáveis por 27% do PIB do Brasil. Além disso, esse período pós-pandemia tem mostrado sinais de recuperação para os negócios, com um aumento significativo na adoção de tecnologias digitais e também na abertura de novos negócios.

Só no Paraná, de janeiro a maio, segundo dados da Junta Comercial, foram abertas mais de 132 mil novas empresas, das quais, 73% são Microempreendedores Individuais.

Eu conversei com consultores de empresas e eles me garantiram que o cenário atual é promissor para novos empreendimentos. Para a empresária e especialista em marcas e desenvolvimento humano, Daiane Milani, com as novas tecnologias e as mudanças no comportamento do consumidor, surgem inúmeras oportunidades para quem deseja inovar e atender a novas demandas.

De qualquer maneira, iniciar um negócio não se resume apenas a ter uma ideia brilhante. É preciso contar com um planejamento robusto e estratégias bem definidas.

A primeira etapa é realizar uma pesquisa de mercado detalhada. Ou seja, é preciso entender o que os consumidores precisam, quais são as tendências do mercado e identificar lacunas que uma empresa pode preencher. Com essa base sólida, é possível avançar para a criação de uma identidade de marca forte, que é essencial para se destacar no mercado.

O segundo passo é ter um plano de negócios bem estruturado. Aliás, essa solução servirá como um mapa que guiará as ações e decisões dos empresários. Esse documento servirá também para orientar o caminho a ser seguido e para atrair possíveis investidores.

Agora, para começar um empreendimento com sucesso exige mais do que apenas seguir um roteiro. Para especialista em marcas e empresária, Daiane Milani, é preciso paixão, foco e capacidade de aprender e se adaptar constantemente. Dessa maneira, empreendedores em potencial estarão mais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem no caminho.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin