CuritibaServiços

Obras em via rápida causam congestionamentos em Curitiba

Por conta da obra, o trânsito bloqueia temporariamente duas das três faixas da via

 Obras em via rápida causam congestionamentos em Curitiba

(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Os motoristas que passam pela via rápida do Portão, sentido bairro, encontram pontos de lentidão por causa de obras de recuperação da malha viária.
Os trabalhos da Prefeitura de Curitiba começaram na terça-feira (14) e devem seguir nos próximos dias.

Os serviços de fresa e recape para manutenção serão feitos em 2.400 metros do asfalto no trecho compreendido entre as ruas João Bettega e Pedro Gusso, na extensão do eixo viário que compreende as ruas João Tobias Pinto Rebelo, Isaac Guelmann e Antônio Gasparin, cruzando os bairros Portão, Novo Mundo e Capão Raso.

Serão três trechos de obras, na via que muda de nome, com os serviços avançando quadra a quadra.

A movimentação das equipes de trabalho, coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), e os maquinários usados na recuperação do pavimento alteraram a rotina de moradores e comerciantes. Por conta da obra, o trânsito bloqueia temporariamente duas das três faixas da via.

Motoristas devem reduzir a velocidade e redobrar a atenção ao passar pela obra que está sinalizada e tem a orientação da Superintendência de Trânsito (Setran).

Transporte coletivo

Além de ser uma via de ligação entre bairros e receber grande quantidade de carros, a rua é usada por nove linhas do sistema de transporte coletivo. “Esse é um dos critérios do programa para incluir a rua no programa de requalificação da malha viária”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Pelo trecho onde as melhorias estão sendo executadas circulam as linhas 023-Inter 2 (anti-horário); 024-Capão Raso/ Campina do Siqueira; 210-CIC/Cabral; 508-Sítio Cercado (anti-horário); 607-Colombo/CIC; 611-Fazendinha/Portão; 671-Portão, 673-Formosa e 700-Pinheirinho Cabral.

(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Novos trechos

Os outros trechos do eixo viário que receberão a melhoria no pavimento são a Rua Isaac Guelmann, nos 1.200 metros entre a Rua Orlando Padilha dos Santos e a Rua Gustavo Schier, e a Rua Antônio Gasparin, nos 600 metros entre a Rua Gustavo Schier e a Rua Pedro Gusso.

Veja mais:

As obras vão dar sequência ao trabalho já executado pela Prefeitura em anos anteriores, no mesmo eixo viário, na altura em que a via recebe outros nomes. Em 2020, obras recuperaram 3.235 m da Rua Marechal Octávio Saldanha Mazza, no trecho entre a Rua Izaac Ferreira da Cruz e a Rua José Clementino Bettega. No trecho denominado Rua Antônio Gasparin, foram mais 348m de obras ente a Rua José Clementino Bettega e a Rua Pedro Gusso. No ano seguinte, as melhorias ocorreram em novo trecho da Rua Antônio Gasparin, nos 440 metros entre as ruas Rua Visconde do Serro Frio e Isaac Guelmann.

As ruas que integram a via rápida Portão estão entre as 1.304 vias da cidade alcançadas pelo programa Asfalto Novo, executado desde 2017. O programa soma 1.527 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento, porque algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. São 737 km de pavimento renovado por toda a cidade.

Reportagem: Lorena Pelanda, com informações da Prefeitura de Curitiba

Avatar

lorena.pelanda

Crianças internadas no RS recebem alimento especial do Paraná

Crianças internadas no RS recebem alimento especial do Paraná

O avião do Governo do Paraná, decolou na manhã deste domingo (5), de Curitiba

Ingressos para o show de Almir Sater estão à venda

Ingressos para o show de Almir Sater estão à venda

Os valores do 1º lote são promocionais, por tempo limitado.

Mãe e filho morrem em acidente no Contorno Leste

Mãe e filho morrem em acidente no Contorno Leste

O veículo bateu contra a mureta de concreto, no acesso para a Avenida das Torres