PolíticaEleições 2016

Ocupações de colégios estaduais altera locais de votação do segundo turno

Por causa da mobilização dos estudantes, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná alterou 205 locais de votação para o segundo turno das eleições no próximo dia 30. Todos os eleitores que votam em escolas estaduais, ocupadas ou não, tiveram os locais de votação modificados. Em Curitiba foram alterados 146 lugares, em Maringá, 32 e em Ponta Grossa, 27. A modificação afeta 700 mil eleitores, sendo cerca de 500 mil só de Curitiba. Quase todos os novos locais de votação são próximos aos originais. No dia de votação também estarão disponíveis em Curitiba 60 ônibus para o transporte de eleitores que, por conta da alteração, passem a votar em pontos mais distantes. O Presidente do TRE Paraná, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, explicou que o exército irá auxiliar no atendimento aos eleitores que no dia da eleição ainda estiverem em dúvida quanto ao novo local.

A modificação demandou um grande esforço logístico do TRE do Estado e provocou um aumento de 15% nas despesas com o pleito municipal. Os custos com o primeiro e o segundo turno, juntos, sofreram acréscimo de três milhões de reais.

Para que nenhum eleitor fique sem saber onde vota, a Justiça Eleitoral disponibilizou vários meios para consulta dos novos locais de votação. É possível obter a informação no site do TRE Paraná, no: tre-pr.jus.br; na página do Tribunal Superior Eleitoral, no: tse.jus.br; no aplicativo móvel Onde Voto, que pode ser baixado no site do TSE e também é possível fazer a consulta pelo telefone 41- 3330-8880.

1) Aplicativo móvel “Onde Voto”, disponibilizado pelo TSE:
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/aplicativos-justica-eleitoral

2) Consulta direta no site do TSE:
http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao.

3) Relação dos locais de votação disponível no site do TRE-PR:
http://www.tre-pr.jus.br/eleicoes/locais-de-votacao-remanejados/

4) Atendimento telefônico ao eleitor: 41 3330 8880.

As urnas usadas no segundo turno das eleições municipais já estão em processo de geração de mídias, carga e lacração. Os cartórios das Zonas Eleitorais de Curitiba iniciaram o procedimento nesta semana. Depois da conclusão da etapa de geração de mídias com os dados de candidatos, os cartórios vão dar início as fases de carga e lacração das urnas. O lacre só pode ser feito após uma auditoria do Juiz Eleitoral responsável e representantes dos partidos políticos e coligações. O processo deve ir até o próximo dia 25 em todo o estado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.