CuritibaGeral

Onda de calor movimenta o comércio e setor de serviços

Máximas se aproximam dos 40°C em Curitiba durante a semana

 Onda de calor movimenta o comércio e setor de serviços

Foto: ilustrativa/Pexels

Curitiba teve o dia mais quente do ano, nesta segunda-feira (18) chegou a 31,3°C. E a onda de calor deve se manter nesta semana com máximas próximas dos 40 graus na capital paranaense. E a mudança acontece antes do final do inverno. Empresário João Paulo Dalagassa, que possui três sorveterias na cidade, a maior delas no bairro Capão Raso, conta que as vendas de metade do mês já superaram o esperado para o mês inteiro e esgotaram o estoque de produto.

Por outro lado, quem quer um refresco mais permanente está buscando comprar ou consertar ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Dono de uma loja que presta este tipo de serviço, Jasson Rosa conta que viu a demanda aumentar exponencialmente nos últimos dias.

Apesar de bem vinda no comércio, a mudança climática preocupa especialistas. O professor da UFPR Pedro Fontão, pesquisador de climatologia, aponta que a onda de calor vai durar pelo menos uma semana.

Veja mais:

Apesar de ondas de calor acontecerem normalmente nesta época do ano, a forma como elas acontecem tem se alterado. O IPCC, Painel Intergovernamental da Mudança Climática da ONU, na sigla em inglês, acaba de lançar um relatório sobre a situação ambiental atual. O pesquisador indica que é preciso tomar precauções.

Entre os reflexos do fenômeno El Niño, estão o aumento da seca no Nordeste e das chuvas no Sul. E o que a gente viu nos últimos dias é que as mudanças climáticas marcam recordes e influenciam a vida humana para além das vendas de sorvetes e aparelhos de ar condicionado. Até o último boletim da Defesa Civil gaúcha, foram 48 mortes, 9 desaparecidos e quase 26mil desabrigados.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Izabella Machado

Deltan Dallagnol retira pré-candidatura à prefeitura de Curitiba

Deltan Dallagnol retira pré-candidatura à prefeitura de Curitiba

Ex-deputado reforçou compromisso com a cidade e disse ser o momento para apoiar outras lideranças