Ônibus serão transformados em museu itinerante e palco para levar cultura a crianças de Curitiba

 Ônibus serão transformados em museu itinerante e palco para levar cultura a crianças de Curitiba

(Foto: Iara Maggioni/BandNews FM Curitiba)

(Foto: Iara Maggioni/BandNews FM Curitiba)

Transportar cultura, história e conhecimento por toda Curitiba. Este é o objetivo do projeto “Linha das Artes e Patrimônio”. Dois ônibus do transporte público estão passando por transformações para que possam se tornar um Museu itinerante e um Palco que se move sobre 4 rodas.

Para uma das responsáveis pela iniciativa, a diretora do Solar do Rosário, Lucia Casillo, o projeto tem dois objetivos principais: fazer com que as crianças se interessem pela história da cidade e levar cultura aos moradores da capital paranaense.

O ônibus Palco deve começar a circular já no próximo mês (maio). O veículo deve participar de eventos na cidade, ficar em parques e praças e também nas regionais. Serão mais de 380 apresentações teatrais em locais públicos nos fins de semana ou eventos comunitários em dias úteis.

A ideia é levar música clássica, leitura de obras, exposições, apresentações de circo e outras representações artísticas. Já o ônibus museu deve estar nas ruas no segundo semestre deste ano. Pela previsão inicial, o projeto deve durar 2 anos. Ao longo desse período, 48 mil crianças devem ser atendidas nas escolas públicas do município.

O veículo vai contar com jogos educativos e atividades interativas. Um dos destaques é a possibilidade de visitar museus nacionais e internacionais com auxílio de óculos 3D.

Um jogo digital também foi desenvolvido. Com ele, as crianças terão que capturar, virtualmente, obras de arte. É uma brincadeira parecida com aquela proporcionada por um aplicativo que ficou conhecido por “caçar pokemons”.

Professores e alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC PR estão responsáveis pela programação interativa do Ônibus Museu. Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o projeto representa cidadania.

A prefeitura de Curitiba foi responsável por ceder os ônibus para o projeto. O patrocínio master é do Instituto Joel Malucelli. A diretora do Instituto, Mariana Sperandio, afirma que é uma alegria fazer parte de uma iniciativa como essa.

A realização do projeto “Linha das Artes e Patrimônio” é do Solar do Rosário e do Ministério da Cultura. O incentivo é da Lei Rouanet. A previsão é de que o projeto dure, pelo menos, 2 anos.

(Foto: Iara Maggioni/BandNews FM Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem