ONU aprova força internacional em Gaza com apoio dos EUA
Resolução dá apoio ao plano de paz de 20 pontos de Donald Trump
Foto: Reprodução/BandNews TV
Nesta segunda-feira (17), o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução apoiada pelos Estados Unidos que estabelece uma força internacional em Gaza, com o intuito de garantir a segurança de civis, restaurar a ordem e coordenar a distribuição de ajuda humanitária e os esforços de reconstrução. A medida recebeu 13 votos a favor e não teve nenhuma oposição.
China e Rússia não votaram, citando preocupações sobre a possibilidade dos russos vetarem o texto caso fosse pressionada. Apesar das adversidades, a aprovação foi suficiente para que a resolução entre em vigor, representando um esforço multilateral para enfrentar a crise humanitária.
LEIA TAMBÉM
A resolução aprovada pelo Conselho de Segurança buscou dar apoio internacional ao plano de paz de 20 pontos apresentados pelo presidente Donald Trump. Partes desse plano serviram como base para o cessar-fogo que entrou em vigor em Gaza no mês passado, e os EUA exerceram intensa pressão diplomática para garantir a aprovação do texto.
A força internacional criada pela resolução terá a missão de proteger a população civil em Gaza e facilitar a entrega de ajuda humanitária, além de apoiar esforços de reconstrução em grande escala. Autoridades internacionais afirmam que a iniciativa pretende reduzir os impactos do conflito sobre os civis e criar condições para uma estabilidade duradoura na região.
Fonte: BandNews TV
Publicado por Cleverson Bravo






