Urbs adota bilhetes avulsos para micro-ônibus; ouvintes vão além e sugerem bilhetagem eletrônica

metrocardmachineAs empresas que operam o transporte coletivo de Curitiba receberam com satisfação a iniciativa de adotar um cartão avulso para o pagamento de passagens de ônibus. O anúncio, feito nesta semana pela Urbs, foi mais por causa da polêmica da dupla função dos motoristas nos microônibus. Com isso, quem não possui o cartão transporte poderá comprar um avulso em postos de vendas e, em breve, em bancas de jornais. O sistema ainda não é automatizado, e só pode ser pago em dinheiro. A reportagem da BandNews FM foi em busca de experiências adotadas em outras cidades, visitadas por curitibanos. O estudante Gabriel Domingues, por exemplo, está na Austrália, e diz que lá o cartão custa seis dólares australianos, e é vendido em máquinas. Mas que também há dupla função de motoristas atuando como cobradores.

O sistema automatizado, com máquinas que aceitam dinheiro ou cartão de crédito, também é o mais utilizado em cidades europeias. Em Londres, o cartão custa cinco libras esterlinas, e pode ser devolvido e o dinheiro reembolsado quando vai embora da cidade. A jornalista Mariana Siqueira e o marido passaram por estas cidades, e disseram que as máquinas aceitam até dinheiro e devolvem o troco.

Ainda na Europa, a diagramadora Ludmila Falkowski andava de trem nas cidades da região da Bavária, na Alemanha. Por lá, os modais do transporte coletivo são integrados, e ela também comprava os bilhetes através de máquinas.

Já nos Estados Unidos, o sistema é ainda mais fácil. O advogado Eduardo França diz que, em Nova York, não se leva mais do que três minutos para comprar uma passagem nas máquinas.

Ou seja, a tecnologia com o uso de máquinas facilita tanto para quem mora na cidade como para quem vem de fora. O sindicato das empresas que operam o transporte coletivo de Curitiba afirmou, ainda, que era necessário ajustar a estrutura de venda dos cartões, ampliando os locais e diminuindo a circulação de dinheiro em espécie.

A partir de sábado (12) os postos fixos da Urbs ficarão abertos todos os sábados das 8h30 ao meio-dia. E a partir de segunda-feira, quem precisar comprar o cartão transporte poderá ir a mais três locais: nos terminais Cabral e Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro. Vale lembrar que, a partir de 1º de agosto, os micro-ônibus NÃO aceitarão mais dinheiro para o pagamento das passagens. Os cartões podem ser comprados ainda na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (na Praça Rui Barbosa), Boa Vista (perto da Unidade de Saúde 24 Horas), Boqueirão (no Terminal do Carmo), Pinheirinho (Terminal Pinheirinho) e Portão/Fazendinha (no Terminal Fazendinha).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem