CuritibaGeral

Paciente toca violão durante cirurgia; veja vídeo

Maurício Stemberg retirou tumor tocando violão, para que partes importantes do cérebro não fossem afetadas

 Paciente toca violão durante cirurgia; veja vídeo

Divulgação

Um paciente tocou violão e cantou durante uma cirurgia no próprio cérebro, no Hospital Cajuru, em Curitiba. Maurício Stemberg, de 55 anos, passou pelo procedimento de retirada de um tumor cerebral com o violão na mão para garantir que partes importantes do cérebro não fossem afetadas.

Segundo Maurício, inicialmente ele teve sintomas como cansaço, convulsões e até desmaios. O tumor foi descoberto duas semanas antes da cirurgia. Dessa forma, no fim de julho o produtor musical passou pelo procedimento que durou cerca de 7 horas. No entanto, durante metade desse tempo ele ficou acordado.

Segundo o neurocirurgião Carlos Alberto Mattozo, responsável pela cirurgia, casos como o de Maurício são complexos. Isso porque o tumor estava em uma área diretamente relacionada aos mecanismos da linguagem.

Veja também: Aleitamento materno: benefícios para a mãe e o bebê

Cirurgia delicada

De acordo com o médico, como o paciente trabalha com música diariamente, realizar atividades que fazem parte de sua rotina se mostrou essencial para preservar as funções. “Logo que o paciente soube que precisaria passar por uma cirurgia no cérebro, ele ficou preocupado com o impacto que isso poderia ter em suas habilidades musicais, o que foi decisivo para realizarmos o procedimento com o Maurício tocando o violão”, relembra.

Menos de 48 horas após o fim da cirurgia, Maurício deixou o hospital. Agora, ele se prepara para retornar aos palcos junto da banda Midnight Blues e continuar a apresentar suas composições autorais. “A música sempre foi minha terapia e minha forma de expressar meus sentimentos. De hoje em diante, ela se torna também uma ferramenta de cura, e estou ansioso para levá-la ao mundo de uma maneira completamente nova”, destaca.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

ana.flavia

Nove são presos em operação contra tráfico de animais silvestres

Nove são presos em operação contra tráfico de animais silvestres

Ação da Polícia Civil ocorre nesta segunda-feira no Paraná e em Santa Catarina

Mudas vão ser entregues gratuitamente nas Ruas da Cidadania

Mudas vão ser entregues gratuitamente nas Ruas da Cidadania

Distribuição começa na quarta-feira (28), pelo Boqueirão e Pinheirinho. Vão ser oferecidas mil mudas

Viaduto ganha vigas de 43,5 metros e 110 toneladas

Viaduto ganha vigas de 43,5 metros e 110 toneladas

Avenida Victor Ferreira do Amaral está totalmente interditada, embaixo do viaduto da Linha Verde