Pacientes recuperados da covid-19 podem doar plasma convalescente e ajudar na recuperação de coronavírus

 Pacientes recuperados da covid-19 podem doar plasma convalescente e ajudar na recuperação de coronavírus

Foto: Venilton Küchler/ SESA

Os pacientes que já foram infectados pela covid-19 podem ajudar no tratamento de outros doentes. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) começou uma campanha para doação de plasma convalescente. A ação tem como intuito utilizar o plasma como procedimento experimental no combate ao coronavírus. O objetivo é conseguir de 10 a 15 doações por dia, nas 23 unidades da rede Hemepar. O experimento utiliza o plasma convalescente de pessoas recuperadas da covid-19.

Com o material, os pacientes, que estejam no início dos sintomas, podem ser tratados. A injeção do plasma, que já está com os anticorpos de quem se recuperou da doença, ajuda na criação de uma barreira protetora para quem irá receber o sangue. O intuito é que não tenha um agravamento da doença. Os estudos do Hemepar sobre esse método começaram em março.

O procedimento já está acontecendo em Curitiba, desde agosto. Segundo o Hemepar, 40 pessoas já foram beneficiadas pelo método, com 100% de reação positiva. Os pacientes que querem realizar a doação, primeiramente realizam um exame de confirmação de positividade para anticorpos. Após a análise, será agendado a coleta de plasma hiperimune. Os doadores precisam ter sido diagnosticados pelos exames de sangue ou RT-PCR e esperar 45 dias para doar o plasma. Os pacientes que tiverem interesse de realizar a doação devem agendar pelo telefone (041) 3281-4074. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos