CuritibaGeral

Página do Google ilustra homenagem à Enedina Alves Marques

Curitibana foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil, em 1945

 Página do Google ilustra homenagem à Enedina Alves Marques

Foto: Arquivo Público Municipal Maria da Glória Foohs

A página principal Google homenageia nesta sexta-feira (13) a curitibana Enedina Alves Marques, primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil. Ela concluiu o ensino superior em 1945, aos 32 anos, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo a única mulher da sala de aula ao lado de mais 32 alunos homens.

Enedina nasceu em 1913, trabalhou como babá e doméstica ainda na adolescência e, depois de formada, tornou-se professora. De acordo com a biografia da engenheira, a trajetória dela durante o curso foi marcada por situações em que foi discriminada, hostilizada e ignorada por estudantes, colegas de turma e até alguns professores.

Para a pró-reitora de assuntos estudantis da UFPR e pesquisadora de gênero, professora Maria Rita de Assis César, a homenagem do Google é motivo de alegria para todos que de alguma maneira fazem parte da UFPR, além de destacar a representatividade da mulher negra.

A carreira da engenheira teve passagens pela Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas, pela Secretaria Estadual de Águas e Energia Elétrica do Paraná. Nesta última pasta, ela colaborou com os projetos de desenvolvimento da Usina Hidrelétrica do Paraná e com o levantamento topográfico e a construção da Usina Capivari-Cachoeira, atualmente a Usina Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, em Antonina, no Litoral do Estado, a maior hidrelétrica subterrânea do sul do país.

A pesquisadora de gênero acredita que a homenagem do Google faz com que muitas pessoas possam conhecer a história de Enedina e usar como inspiração.

Enedina Marques tem o nome inscrito no Memorial à Mulher junto a outras 53 mulheres pioneiras brasileiras. Em Curitiba, no bairro Cajuru, tem a Rua Engenheira Enedina Alves Marques. No ano de 2006 foi fundado o Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, em Maringá, no Noroeste do Estado.

Foto: redes sociais

Ao entrar no site do Google, é possível perceber na imagem da logo da empresa a homenagem à Enedina Marques.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

angelo.sfair

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada