NacionalServiços

Pandemia evidencia o trabalho dos biomédicos

Interesse pelos cursos de biomedicina cresce 190% em todo Brasil

 Pandemia evidencia o trabalho dos biomédicos

Foto: divulgação

O interesse pelos cursos de biomedicina cresceu 190% em todo Brasil nos últimos dois anos, em virtude da pandemia. A profissão está em alta nas universidades. Os dados são do Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Aproximadamente 4.500 biomédicos atuam no Paraná. De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina do Paraná, de cada dez diagnósticos clínicos relacionados à covid-19 em 2021 no estado, nove passaram pelas mãos dos biomédicos.

O presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná, Thiago Massuda, comenta sobre o destaque que a profissão recebeu desde o primeiro sequenciamento do genoma do Coronavírus circulante na América Latina.

Thiago acredita que o meio de atuação desses profissionais é diversificado.

Atualmente, o Paraná tem cursos de Biomedicina em mais de 50 instituições de ensino superior. Há faculdades em cidades como Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Araucária, Guarapuava, Ivaiporã e Assis Chateaubriand.

Nesta sexta-feira, 15 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Biomédico Analista Clínico.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

O músico lutava contra um câncer desde 2022

Prazo para pedir isenção do Enem 2024 termina hoje (26)

Prazo para pedir isenção do Enem 2024 termina hoje (26)

Solicitações devem ser feitas na Página do Participante, até às 23h59