ParanáGeral

Paraná completa um ano livre de febre aftosa sem vacinação

Estado é o maior produtor e exportador de proteína animal do País

 Paraná completa um ano livre de febre aftosa sem vacinação

Foto: Adapar

Há um ano, o Paraná recebeu a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação. O novo status sanitário foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O estado já havia recebido esse reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária em 2020. De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara,  este momento reforça a importância do cuidado com a saúde do rebanho.

Desde que o último foco da doença foi confirmado, em 2006, o governo e o setor produtivo se organizaram para melhorar a estrutura sanitária paranaense, o que incluiu a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o reforço da fiscalização nas divisas e o controle dos rebanhos. A imunização contra a aftosa no Estado foi interrompida em 2019 e a campanha de vacinação, que acontecia duas vezes por ano, foi substituída pela campanha de atualização de rebanhos. O cadastro é obrigatório para garantir a rastreabilidade e a sanidade dos animais.

Maior produtor e exportador de proteína animal do País, o Paraná produziu em 2020 mais de R$ 6,213 milhões de toneladas de carne de porco, boi e frango, quase um quarto do que foi produzido no país e deve despontar como principal produtor nos próximos anos, como conta o diretor-presidente Adapar, Otamir Cesar Martins.  

Além de área livre de febre aftosa sem vacinação, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) confirmou que o Paraná também é livre de peste suína clássica independente. A classificação tirou o Estado de um grupo atualmente formado por 11 estados, garantindo vantagens sanitárias aos produtores locais no mercado internacional.

Reportagem Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Programa Mais Médicos abre 233 novas vagas no Paraná

Programa Mais Médicos abre 233 novas vagas no Paraná

Inscrições seguem até às 18h de sábado (06) pela internet

Paraná confirma 38 novas mortes por dengue

Paraná confirma 38 novas mortes por dengue

13 das vítimas não tinham comorbidades conforme boletim divulgado nesta terça (02)

Caso Isis: sem evidências, desaparecimento completa 26 dias

Caso Isis: sem evidências, desaparecimento completa 26 dias

Segundo legislação, investigações podem avançar mesmo que o corpo não seja encontrado

“Amigo Bicho”: campanha contra a violência a animais silvestres

“Amigo Bicho”: campanha contra a violência a animais silvestres

Instituto Água e Terra (IAT) reforça pedido para que a população acione os órgãos responsáveis