ParanáGeral

Paraná confirma primeira morte por dengue desde agosto

Casos aumentam 64% em uma semana

 Paraná confirma primeira morte por dengue desde agosto

Foto: arquivo/Sesa

O Paraná confirmou a primeira morte por dengue do atual ciclo epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado. De acordo com o boletim semanal atualizado ONTEM (terça, 15) pela Secretaria de Estado da Saúde, a vítima era um homem de 58 anos, morador de Nova Esperança, na região de Maringá, no norte do Paraná. No acumulado dos últimos oito meses, o estado confirmou 2.811 casos de dengue. Somente nos últimos sete dias foram realizados mais de mil diagnósticos. Cerca de cinco mil casos suspeitos seguem em investigação, entre os quais mais de dois mil são classificados como “casos prováveis”.

O secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, reforça que o controle da doença passa pela erradicação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Desde o dia primeiro de agosto do ano passado, quando teve início o atual ciclo epidemiológico, quase 28 mil casos suspeitos foram notificados em 338 municípios diferentes. Ou seja, 85% das cidades do Paraná estão em alerta para a doença. O boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde destaca que 28 municípios têm confirmado casos de forma contínua, sobretudo nas regiões oeste, noroeste e norte.

Os dados da última semana colocam o Paraná em alerta para um possível endurecimento do cenário epidemiológico. Em sete dias, os casos confirmados saltaram de 1.718 para 2.811, o que representa um aumento porcentual de 64%. Os casos autóctoneses – ou seja, contraídos dentro do próprio município – avançaram 70%, e os casos em investigação, 41%.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime