ParanáGeral

Paraná confirma segundo caso de gripe aviária

Mais um caso está em investigação, todos foram registrados em aves silvestres

 Paraná confirma segundo caso de gripe aviária

Foto: Elisa Ilha/UFRGS/Divulgação

Um segundo caso de gripe aviária foi confirmado no Paraná. O resultado da análise laboratorial saiu neste fim de semana e foi divulgado ontem pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). O novo caso foi confirmado em Pontal do Paraná e, assim como o primeiro caso registrado em Antonina, trata-se de infecção em animal silvestre da espécie trinta-réis-real. Um terceiro caso suspeito identificado na Ilha do Mel em animal da mesma espécie está em investigação.

O Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária se reuniu hoje para definir um protocolo de biossegurança e medidas de contingência que serão orientadas aos produtores para evitar que a doença se espalhe para outras regiões. O presidente da Adapar, Otamir Martins, indica quais as medidas principais.

De acordo com Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), desde o primeiro caso, foram tomadas medidas de vigilância em propriedades próximas aos locais de infecção. Apesar das confirmações, o Paraná e o Brasil não perdem a certificação sanitária de área livre de gripe aviária de alta patogenicidade, como explica o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias.

Desde o dia 22 de maio, o país está em estado de emergência zoossanitária por conta da gripe aviária. A medida tem validade de 180 dias. Também foi prorrogado por prazo indeterminado a suspensão de feiras, exposições e eventos com aglomeração de aves. Estas medidas pretendem proteger a produção aviária nacional e possibilitar respostas rápidas em caso de crise, como indica o gerente.

Veja mais:

Até o momento, 48 casos foram confirmados no país, todos em aves silvestres. 9 casos suspeitos estão sendo investigados.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Izabella Machado

Safra do milho pode ser 8% menor do que previsto

Safra do milho pode ser 8% menor do que previsto

A última revisão do Departamento Rural identificou uma queda na produção de 1,2 milhão de

Marcado Júri de acusado de matar youtuber Isabelly

Marcado Júri de acusado de matar youtuber Isabelly

Segundo o MP, Everton Vargas responde por homicídio qualificado e porte ilegal de arma

Abastecimento segue normal após queda de caixa d’água em penitenciária

Abastecimento segue normal após queda de caixa d’água em penitenciária

Na madrugada desta sexta-feira (03) a caixa d’água que abastece a penitenciária estadual de Cascavel