Paraná deve receber a vacina contra a covid-19 a partir de abril de 2021

 Paraná deve receber a vacina contra a covid-19 a partir de abril de 2021

Foto: divulgação/Unsplash

A partir de abril de 2021 o Paraná deve começar a receber vacinas contra o coronavírus. A afirmação foi feita pelo secretário estadual de saúde, Beto Preto, em uma entrevista ao Grupo Tarobá de Comunicação. Ele revelou a informação depois de uma reunião feita com técnicos do Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira (14).

De acordo com o secretário, as primeiras doses da imunização devem chegar no Estado entre abril e julho do ano que vem.

Apesar da fala do secretário de saúde, as assessorias do Governo do Paraná e da Secretaria Estadual da Saúde informaram que Beto Preto e outros secretários de saúde de todos os Estados participaram de um encontro com o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (14).

De acordo com as assessorias, o Ministério explicou como está a previsão da produção da vacina da Fiocruz, caso ela seja aprovada em todas as fases. A expectativa do Ministério é de fabricar 110 milhões de doses para o 1º semestre de 2021 e entre 110 e 165 milhões de doses no 2º semestre. Segundo o Governo, o Ministério da Saúde garante que há previsão de vinda para o Paraná, mas ainda não há uma data confirmada de distribuição ou disponibilização à população.

O Governo do Paraná tem R$ 200 milhões destinados para a compra de vacinas contra a covid-19. Até o momento, a administração atual já fechou acordo com o Instituto Gamaleya, de Moscou, para produzir a vacina russa Sputinik V e também com o laboratório Sinopharm, da China. A vacina da Rússia ainda não teve o protocolo de validação enviado à Anvisa. A previsão do Governo Estadual era que os documentos fossem finalizados até o final de setembro, o que ainda não foi feito.

Até o momento, a vacina com estudos mais avançados é a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, da China. O governo de São Paulo pretende apresentar resultados na próxima segunda-feira (19) após os testes serem concluídos. Um dos centros de pesquisa da CoronaVac foi o Hospital de Clínicas de Curitiba, após um acordo de parceria técnico-científica com o Butantan. Na capital paranaense, as primeiras doses da vacina foram aplicadas no dia 7 de agosto.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos