Paraná receberá pela primeira vez doses da vacina da Janssen; lote chega nos próximos dias, afirma Sesa

 Paraná receberá pela primeira vez doses da vacina da Janssen; lote chega nos próximos dias, afirma Sesa

Foto: Américo Antonio/SESA

Foto: Américo Antonio/SESA

O Paraná deve receber nos próximos dias, pela primeira vez, doses da vacina contra Covid-19 da Janssen. O lote do imunizante de única aplicação será composto por 91.250 doses e conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), será destinado a trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; do transporte ferroviário; do transporte aquaviários; e caminhoneiros. Além disso, a Sesa reconhece que estuda a possibilidade de destinar a vacina para outros grupos.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e coordenador do estudo da vacina no Brasil, Clovis Arns da Cunha, a segurança do imunizante já foi comprovada por uma série de testes, assim como a garantia de eficácia.

A vacina da Janssen contra a Covid-19 demostrou que, 28 dias após a vacinação, apresenta 85% de eficácia na prevenção de formas graves da doença, além disso, ela tem proteção completa contra hospitalização e mortes. Já a eficácia geral na prevenção do coronavírus moderada a severa, depois de 28 dias da vacinação, é de 66%.

Conforme o laboratório, os dados de eficácia e segurança se baseiam em estudo com 43.783 participantes em oito países de três continentes, incluindo o Brasil, com uma população diversa, sendo 34% dos participantes com mais de 60 anos de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, este primeiro lote da Janssen pode ser usado até agosto. A vacina pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C. Elas são parte do lote de 1,5 milhão entregue nesta terça-feira (22) ao Brasil. Segundo a Janssen, os efeitos colaterais que a vacina pode provocar são limitados a reações no local da aplicação com dor, vermelhidão na pele e inchaço; além de dores de cabeça, sensação de cansaço, dores musculares, náusea e febre.

O médico lembra que há uma chance remota de que a vacina possa causar reações alérgicas graves, porém, ele ressalta que todos os efeitos colaterais são raros e prova disso foram os resultados dos testes clínicos.

Assim como todas as outras vacinas contra a Covid-19 disponíveis no mundo, o imunizante da Janssen não evita a contaminação pelo coronavírus, mas sim inibe os casos moderados, graves e mortes. Além de doses da Janssen, o Ministério da Saúde indicou que o Paraná receberá nos próximos dias 136.890 doses da Pfizer/BioNtech e 211.200 da parceria Butantan/Coronavac.

Ainda não há previsão de data para a entrega. Conforme a Sesa, o imunizante da Pfizer será destinado a grupos prioritários já atendidos, como pessoas com comorbidades, e público em geral, seguindo o calendário de vacinação anuncido pelo governo estadual. Já este lote da vacina da Coronavac tem parte destinada a trabalhadores do transporte coletivo (11.732), além da continuidade da vacinação em trabalhadores da educação, ensino superior e forças de segurança e salvamento com aplicação de primeira e segunda doses.

Reportagem: Leonardo Gomes e Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos