Paraná distribui 13 mil testes rápidos para aplicação em gestantes e puérperas

 Paraná distribui 13 mil testes rápidos para aplicação em gestantes e puérperas

Foto: Pedro Ribas/SMCS

13 mil testes rápidos do coronavírus são distribuídos, exclusivamente para gestantes e mulheres que deram à luz recentemente, no Paraná. O material faz parte da remessa de 98 mil testes enviados na semana passada pelo Ministério da Saúde e está sendo encaminhado às 22 Regionais de Saúde que vão fazer a entrega a 141 hospitais e maternidades, públicas e privadas de todo Estado, a partir desta segunda-feira (14). A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) informou que o objetivo é identificar gestantes e puérperas infectadas pelo coronavírus assintomáticas e iniciar o mais rápido possível a assistência dessas mulheres.

Neste ano, até a primeira semana deste mês, foram registrados 79 óbitos maternos; 57 declarados no Sistema de Informação sobre Mortalidade e 22 em processo de análise, sendo 53 por Covid-19, ou seja, 67%. No ano passado ocorreram 80 óbitos maternos totais no Paraná; 67 declarados no Sistema de Informação sobre Mortalidade e 13 em processo final de análise, sendo que 17 desses foram por Covid-19, o que representa 21,2%.

Segundo o secretário da saúde, Beto Preto, as medidas de prevenção devem continuar, independente do avanço da vacinação.

Além do teste, a Secretaria enviou documento às Regionais com as recomendações para que o fluxo desta ação aconteça de forma segura e utilizada em todas as instituições que atendem às mulheres. O quantitativo segue de acordo com o número de nascimentos por mês registrado pelas instituições.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti, explicou a importância da medida e realização dos testes rápidos.

A organização dos fluxos de atendimento das gestantes e puérperas previstos para a triagem respiratória, testagem rápida e demais encaminhamentos pertinentes devem ocorrer com base nas diretrizes estabelecidas em cada ponto da Atenção Hospitalar, pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar de cada instituição. Dos 98.275 testes rápidos de antígeno do Ministério da Saúde, a Sesa já havia distribuído cerca de 85 mil para os municípios para o desenvolvimento da estratégia de rastreio, monitoramento e isolamento de contatos relacionados à covid-19.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos