Paraná distribui quase dois milhões de árvores em 2023
A perspectiva é alcançar 10 milhões de mudas entregues ainda no primeiro semestre de 2024
Quase dois milhões de mudas de árvores de espécies nativas foram entregues pelo Instituto Água e Terra, no ano passado, no Estado. Nos últimos cinco anos, o programa Paraná Mais Verde superou a distribuição de 9,3 milhões de plantas, o equivalente a 8 mil campos de futebol de restauração florestal.
A perspectiva do governo é que o Estado alcance a marca de 10 milhões de mudas entregues ainda no primeiro semestre de 2024. O gerente de restauração ambiental do IAT, Mauro Scharnik , detalha quais foram as principais finalidades das mudas.
Segundo um levantamento da diretoria de Patrimônio Natural, as regiões de Curitiba, Guarapuava e Campo Mourão lideraram o ranking de distribuição, respondendo por 30% do total de plantas. As mudas que auxiliam no reflorestamento do Paraná são cultivadas em 19 viveiros e em dois laboratórios de sementes do instituto.
Os interessados podem solicitar as plantas por meio do aplicativo Paraná Mais Verde (disponível para iOS e Android) ou pelo Sistema de Gestão Ambiental (www.sga.pr.gov.br).
Reportagem: Mirian Villa