ParanáGeral

Paraná é destaque mundial em estudos científicos

Muitos desses estudos são apresentados no maior evento de pesquisa e extensão da América Latina

 Paraná é destaque mundial em estudos científicos

Foto: Divulgação UFPR

A transformação de pesquisas em produtos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade tem se tornado cada vez mais realidade no Paraná. O Estado é um dos que mais se destacam em pesquisas científicas e muitos desses estudos mais recentes são apresentados no maior evento de pesquisa e extensão da América Latina, realizado desde domingo (23) em Curitiba.

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência está na edição 75 e reúne universidades, centros de pesquisa e instituições para divulgar a ciência, principalmente a paranaense. O coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Fabiano Costa, afirma que o Paraná é privilegiado e a distribuição das universidades fomenta ainda mais esse tipo de estudo.

Direto das salas do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Apucarana, surgiu o projeto que utiliza lodo poroso para o tratamento de efluentes industriais contendo metais pesados.

(divulgação)

A pesquisa faz parte do Programa Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime). O professor de pós-graduação, Murilo Pereira Moisés, explica que essa solução inovadora promove vantagem ambiental e econômica.

Na área da saúde, um dos projetos é uma haste mecânica criada para a higiene pessoal. A pesquisa faz parte da Universidade Positivo, em Curitiba.

(Divulgação)

A ideia é do professor do curso de especialização em Neuropsicologia, Gustavo Luiz Gava, que conta o projeto surgiu com a dificuldade na hora de limpar os ouvidos.

O projeto está em fase de validação como produto físico e depois deve angariar parceiros e ser produzido em escala industrial.   

(Divulgação)

Ainda na saúde, criar um alimento funcional simbiótico, que ajuda na prevenção de doenças e na melhora da qualidade de vida é destaque do Campus de Toledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, como afirma a professora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Mônica Fiorese.

Já o Instituto Nacional de Tecnologia, uma unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, traz produtos e processos químicos que utilizam a biomassa e outras soluções que podem substituir o uso do petróleo e do querosene da aviação. A diretora do Instituto Nacional de Tecnologia, Iêda Caminha, diz que, a ideia é melhorar cada vez mais a qualidade de vida.

O diretor de Ciência, Tecnologia e de Inovação, da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, finaliza que cada vez mais a ciência está presente no nosso dia a dia e que a valorização da pesquisa tem se tornado cada vez maior.

A programação encerra neste sábado (29).

Confira a matéria completa:

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

lorena.pelanda

Desembargador acusado de misoginia pode perder cargo

Desembargador acusado de misoginia pode perder cargo

Luis Espindola afirmou durante sessão no TJ que “as mulheres estão loucas atrás dos homens”

Obras da Ponte de Guaratuba têm 11% da execução

Obras da Ponte de Guaratuba têm 11% da execução

São quase 300 trabalhadores em ação e mais de 70 vagas de emprego abertas

Cervejarias artesanais de Pinhais promovem 2° Rock Beer

Cervejarias artesanais de Pinhais promovem 2° Rock Beer

Evento acontece neste final de semana e entrada é gratuita

Com sol, Curitiba chega aos 24ºC nesta sexta-feira

Com sol, Curitiba chega aos 24ºC nesta sexta-feira

Tempo deve mudar para o fim de semana, com avanço de frente fria