ParanáGeral

Paraná é o segundo estado com mais incêndios por sobrecarga

Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel)

 Paraná é o segundo estado com mais incêndios por sobrecarga

foto: Ilustrativa/ pixabay

O Paraná é o segundo estado que mais registrou incêndios por sobrecarga no país, com 88 ocorrências registradas no último ano. São Paulo lidera o ranking, com 92 acidentes. Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Os principais casos foram registrados em residências e em empresas. Já em relação aos choques elétricos, o Paraná fica em sexto lugar, com 37 mortes. De acordo com o engenheiro eletricista, Fábio Amaral, muitas pessoas ainda desconhecem os riscos que podem ocorrer com a energia elétrica.

Em todo o Brasil, as principais causas de mortes por choques elétricos foram: fio partido ou sem isolamento; eletrodoméstico e extensão, benjamins e tomadas. O carregamento de celulares também tem sido preocupante.

Além dos choques, responsáveis por 674 óbitos, houve a perda de 46 vidas em incêndios por sobrecarga de energia (curto-circuito) e 40 por descargas atmosféricas (raios). No que diz respeito às mortes, na listagem, o Paraná ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, ambos com 41; Bahia (45); Pernambuco (49); e São Paulo (59), o número um da listagem, que engloba, ao todo, 674 óbitos em todo o país.

Reportagem Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

BR-277 tem 16 quilômetros de fila no sentido Litoral

BR-277 tem 16 quilômetros de fila no sentido Litoral

Mais cedo, um acidente envolveu quatro veículos, no trecho de Serra

Exportação de açúcar registra aumento em março

Exportação de açúcar registra aumento em março

A movimentação do produto a granel alcançou mais de 419 mil toneladas

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Geovana dos Santos Wilczeski foi atingida em uma loja de conveniência, em Ponta Grossa