Paraná enviará 18 amostras suspeitas de reinfecção da covid-19 para o Ministério da Saúde

 Paraná enviará 18 amostras suspeitas de reinfecção da covid-19 para o Ministério da Saúde

Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz/Agência Brasil

O Paraná vai enviar 18 amostras suspeitas de reinfecção da covid-19 para o Ministério da Saúde. A informação foi repassada pela Secretaria Estadual da Saúde nesta quinta-feira (10), data em que foi confirmado o primeiro caso de reinfecção da doença no Brasil, em uma médica que mora em Natal (RN). As 18 amostras, que vão ser enviadas ao Ministério, fazem parte dos casos suspeitos de reinfecção. Só na capital paranaense, a Prefeitura informou que 250 curitibanos estão dentro da lista de investigação.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a equipe está organizando a documentação para enviar os exames dos casos suspeitos ao Laboratório Central do Estado, que vai realizar o processo necessário para a confirmação ou não de reinfecção. Essa documentação também vai ser enviada ao Ministério de Saúde.

Segundo o protocolo do Ministério, a análise dos casos de reinfecção ocorre após dois exames positivos, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre um e outro, terem amostras laboratoriais enviadas para sequenciamento genético. Apenas depois dessa investigação é possível confirmar ou não a reinfecção.

O sequenciamento genético é necessário para avaliar se são vírus diferentes, se houve mutação ou se o mesmo vírus da primeira infecção voltou a se manifestar.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos