ParanáGeral

Paraná investe em novas ações para frear mudanças climáticas

Serão ampliados os programas “Sinais da Natureza” e “Selo Clima” que contribuem para planejamento ambiental

 Paraná investe em novas ações para frear mudanças climáticas

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Frear as mudanças climáticas. Esse é um dos compromissos do Governo do Paraná que anunciou nesta sexta-feira (11) a adoção de novas ações com o intuito de reduzir a emissão de gases do efeito estufa no estado.

Para isso vão ser ampliados os programas “Sinais da Natureza” e “Selo Clima” que contribuem para o planejamento ambiental no estado nos próximos 10 anos.

O Sinais da Natureza visa oferecer apoio para a criação de consórcios regionais de resíduos sólidos e criar mecanismos para avaliar áreas de risco e possíveis planos de contingência. Para o próximo ano a previsão é desenvolver um Plano Estadual de Ação de Mudanças Climáticas e o Marco Regulatório de Carbono.

Veja mais:

O estado já deu início a quantificação de estoque e sequestro de carbono em áreas de proteção integral e a intenção é ampliar o projeto nas 38 Unidades de Conservação do estado.  O outro programa, o Selo Clima, é referência no incentivo à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Através do programa, são reconhecidas práticas de empresas, entidades e municípios que investem em iniciativas para a preservação de recursos naturais. São iniciativas importantes e que colocam o estado em alinhamento com as metas mundiais, traçadas, por exemplo, pela COP27 que está sendo realizada desde domingo (06) no Egito.

Para o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), a adoção de medidas sustentáveis traz ganhos para todos e maior visibilidade para o estado.

Os projetos contribuem para o cumprimento de metas da Agenda 2030, que traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Paraná é considerado exemplo mundial no desenvolvimento sustentável. O reconhecimento veio através da Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O estado também é o único do país a participar do estudo “Uma Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

jully.mendes

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Geovana dos Santos Wilczeski foi atingida em uma loja de conveniência, em Ponta Grossa

Homem que jogou gasolina em motorista é preso

Homem que jogou gasolina em motorista é preso

Ele ameaçou atear fogo na vítima durante briga de trânsito em Maringá

UEL recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

UEL recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

Pesquisa vai avaliar eficácia de Inteligência Artificial na indicação de tratamento