ParanáTrânsito

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Estado espera diminuir o número de leitos hospitalares ocupados por vítimas de acidentes

 Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Foto: BandNews

As vítimas de acidentes de trânsito em Curitiba já ocupam 60% dos leitos hospitalares da capital. Com o objetivo de evitar a superlotação em unidades de saúde do estado, principalmente por internações, foi lançada na tarde desta quinta-feira (2), uma campanha educativa.

A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A iniciativa, que será realizada em todo o Estado, faz parte da Operação Saúde e Paz no Trânsito, lançada no mês passado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, durante o ano, serão realizadas blitze educativas em todo estado envolvendo todos os órgãos de segurança, com o intuito de conscientizar os motoristas a respeito da relação entre acidentes e leitos hospitalares.

A primeira ação aconteceu na tarde desta quinta-feira (02), na Avenida Comendador Franco, em Curitiba, onde os motoristas receberam informações a respeito da campanha. Além das ações no trânsito, a Secretaria da Saúde vai adequar o fluxo de atendimento nos hospitais e UPAs em todo o Paraná.

As duas medidas vão ajudar a estabilizar a ocupação dos leitos hospitalares diante do aumento dos chamados casos de trauma – entre 1º de janeiro e 15 de abril de 2023, foram 13,4 mil ocorrências no estado, e no mesmo período deste ano, 14,7 mil.

De acordo com o Diretor-geral da Secretaria de Estado de Saúde, César Neves, pacientes vítimas do trânsito ocupam até 60% dos leitos hospitalares em Curitiba.

A operação também visa incentivar a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como o respeito às normas de tráfego, o uso correto dos equipamentos de segurança e a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool e outras substâncias antes de dirigir. Ainda de acordo com o secretário de Segurança Pública, só a educação no trânsito é a saída para o problema.

Os números da campanha entre o dia 15 de abril até agora não foram divulgados. A expectativa das secretarias é de que os acidentes tenham uma redução de no mínimo 25% nos próximos dias.

Reportagem: Marlon Santiago

Avatar

Paula Duraes

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime