ParanáGeral

Paraná não tem previsão para recebimento de vacinas contra dengue

Primeiro lote chegou ao Brasil no sábado, mas Sesa aguarda orientação

 Paraná não tem previsão para recebimento de vacinas contra dengue

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Apesar do primeiro lote de vacinas contra a dengue ter chego ao Brasil no sábado (20), ainda não há previsão para o envio de doses ao Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A pasta informou, ainda, que aguarda as definições do Ministério da Saúde em relação à quantidade e distribuição dos imunizantes.

A previsão do Governo Federal é que as vacinas sejam disponibilizadas na rede pública de saúde a partir de fevereiro deste ano. O primeiro lote chegou com cerca de 750 mil doses e faz parte de um total de 1,3 milhão doses do imunizante fornecidas pela farmacêutica Takeda, sem cobrança ao Ministério da Saúde. Outras 5,2 milhões doses foram compradas pela pasta federal para 2024.

Com isso, a expectativa é que mais de 3 milhões pessoas sejam imunizadas neste ano no país. De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, as vacinas serão destinadas a municípios com alta transmissão da doença.

A coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana-Belmonte, alerta que o estado tem registrado casos em municípios que antes não tinham a circulação viral.

Em quatro meses, foram registradas mais de 58 mil notificações de casos suspeitos em 370 municípios distribuídos por todas as 22 regionais de saúde do estado.

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Izabella Machado

Mais 30 policiais civis do PR são enviados ao RS

Mais 30 policiais civis do PR são enviados ao RS

O efetivo vai se juntar à equipe aérea da corporação, que embarcou na quinta-feira (9) para

Sábado com tempo estável em todo o Paraná

Sábado com tempo estável em todo o Paraná

Nos setores mais ao norte, as taxas de umidade continuam mais baixas no período da