Paraná oferece moratória e acesso a crédito para cidades afetada pelo temporal

 Paraná oferece moratória e acesso a crédito para cidades afetada pelo temporal

Foto: divulgação/Defesa Civil

Foto: divulgação/Defesa Civil

Os municípios afetados pelo temporal terão moratória no pagamento de financiamentos com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Fomento Paraná, além de acesso a crédito novo para obras de reconstrução.

A medida, decretada pelo Paraná, é válida para as cidades das regiões Oeste, Noroeste e Norte, em situação de calamidade ou emergência em decorrência das fortes chuvas do final de semana. A moratória é um direto de atrasar ou suspender um pagamento em aberto.

O benefício será concedido para financiamentos públicos de prefeituras, obras de infraestrutura, mobilidade urbana ou construção de bens públicos, e também para empreendedores privados das cidades afetadas.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, a moratória permite que os gestores tenham maior fluxo de caixa de acordo com as demandas de cada cidade.

Segundo o balanço da Defesa Civil do Paraná, pelo menos 33 municípios registraram algum tipo de prejuízo e este foi um dos piores temporais da história do interior do Estado. Os ventos com mais de 70km/h causaram destelhamentos, quedas de árvores e energia e falta de água em diversas áreas.

Neste momento, as equipes do BRDE negociam com gestores e analisam o cenário, conforme explica o vice-presidente do Banco, Wilson Bley.

Para ter acesso à renegociação, os municípios precisam que a Defesa Civil declare Situação de Emergência ou Calamidade Pública.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.