Paraná pede suspensão vacinação de gestantes sem comorbidades

 Paraná pede suspensão vacinação de gestantes sem comorbidades

Foto: Ari Dias/AEN

vacina-gravidas
Foto: Ari Dias/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde orientou a interrupção da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades contra a Covid-19. A decisão atende uma orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recomenda suspensão temporária exclusivamente do uso da vacina de Oxford/Astrazeneca em grávidas. Questionada, a Secretaria orienta o uso das vacinas Coronavac e Pfizer apenas em gestantes com comorbidades.

O Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, deve emitir uma nota com orientações para gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose da vacina Astrazeneca.

A médica infectologista Camila Ahrens (ARRENS) destaca que uma dose traz proteção parcial contra o vírus. Na opinião dela, o ideal seria a dupla aplicação.

O Paraná registrou 17 mortes de gestantes com coronavírus ao longo de 2020 e 19 mortes apenas no primeiro trimestre de 2021. Os números são do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19.

As gestantes que contraem a Covid-19 correm risco de aborto, parto prematuro e má formação do feto. Para a médica, as gestantes deveriam ser incluídas no grupo das comorbidades.

Apesar da orientação da SESA, a Secretaria Municipal de Saúde optou por manter a vacinação de gestantes, com ou sem comorbidades.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos