ParanáEconomia

Paraná registra deflação no preço dos alimentos em julho

A maior queda foi registrada em Londrina, de -1,29%

 Paraná registra deflação no preço dos alimentos em julho

Foto Gilson Abreu/ANPr

O preço dos alimentos no Paraná teve queda de -1% em julho. É o que mostra o levantamento realizado mensalmente pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Todos os seis municípios que compõem a pesquisa apresentaram variação negativa.

A maior queda foi registrada em Londrina, de -1,29%. Na sequência vieram Maringá (-1,08%), Curitiba (-0,99%), Cascavel (-0,97%), Foz do Iguaçu (0,91%) e Ponta Grossa (-0,73%). De acordo com o diretor de Estatística do Ipardes, Daniel Nojima, essa é a quarta queda registrada no ano. Ao todo 35 alimentos integram o índice e 70% deles ficaram mais baratos.

A maior redução foi registrada na batata-inglesa, com queda -10,21% no preço. Outros destaques são o contrafilé, com -6,78%, e coxa e sobrecoxa, com -4,38%. Com relação as altas, os destaques ficaram por conta da banana-caturra (+5,31%), do alho (+2,46%) e da cebola (+2,37%).

Veja mais:

Em Londrina a banana-caturra chegou a ficar 16,48% mais cara. Ainda de acordo com o levantamento, os itens que mais contribuíram para a queda de preços do IPR, em pontos percentuais, foram o leite integral, a batata-inglesa, contrafilé, coxa e sobrecoxa e o queijo muçarela. As altas foram puxadas pela cerveja, biscoito, banana-caturra, pão francês e lingüiça.

No acumulado dos últimos doze meses o estado registrou redução média de -0,98%. Regionalmente os índices foram os seguintes: Ponta Grossa (-1,80%), Foz do Iguaçu (-1,69%), Cascavel (-1,26%), Curitiba (-0,48%), Londrina (-0,46%) e Maringá (-0,21%).

Segundo Nojima, os fatores que auxiliaram no comportamento dos preços são os mesmos desde o início do ano.

Entre agosto de 2022 e julho de 2023, os alimentos com maiores variações foram o óleo de soja com redução de quase 40% (-39,79%), peito de frango (-25,28%) e leite integral (-24,39%). As maiores altas foram do tomate (+54,31%), biscoito (+25,53%) e molho e extrato de tomate (+23,76%).

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Giovanna Retcheski

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Deste total, 8 mil toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul