Paraná tem 271 mil inscritos no Enem

 Paraná tem 271 mil inscritos no Enem

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 teve 271.167 inscritos no Paraná. As inscrições terminaram na última sexta-feira (17) e agora os participantes têm até a próxima quinta-feira, dia 23 de maio, para pagar a taxa no valor de R$ 85.

Desse total de inscritos do Paraná, 146.110 ainda precisam efetuar o pagamento para confirmar participação no exame. As informações são de um balanço preliminar feito nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito por meio de GRU Cobrança, em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos horários e critérios estabelecidos pelos correspondentes bancários.

Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo já tem a participação garantida no exame. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. No Brasil, foram 6.384.957 de inscritos para a edição de 2019. O número final de participantes confirmados será divulgado no próximo dia 28, terça-feira da semana que vem. O Enem é realizado anualmente pelo Inep, autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC). Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscrições. As provas avaliam o desempenho do estudante e permitem o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas.

O exame também é exigido para financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem