Paraná tem 36 pacientes com coronavírus internados em UTI

 Paraná tem 36 pacientes com coronavírus internados em UTI

Foto: Ari Dias/AEN

Foto: Ari Dias/AEN

A Secretaria Estadual da Saúde afirma que 36 pacientes com o novo coronavírus estão em unidades de terapia intensiva aqui no Paraná.

Segundo o balanço, divulgado na tarde desta sexta-feira (03), ao todo são 57 pessoas internadas com complicações pela covid-19. A maioria está em UTI e o restante em leitos clínicos. O Paraná confirmou mais 50 casos hoje (03), em Curitiba e outras 19 cidades do estado. Apenas na capital paranaense, a Secretaria Estadual da Saúde informou que foram mais 16 exames positivos para a covid-19 desde ontem (02).

Com as ocorrências mais recentes, o Paraná chegou aos 307 casos confirmados. Quatro pessoas já morreram. Praticamente metade das pessoas que morreram com a covid-19, aqui no Brasil, apresentava algum problema no coração. O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, doutor Marcelo Queiroga, reforça que o paciente deve manter o tratamento.

A Secretaria Estadual da Saúde já registrou casos do novo coronavírus em 56 dos 399 municípios do estado. Apenas em Curitiba, são 114 ocorrências confirmadas.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, os cartórios do país já registraram mais óbitos pela covid-19 do que o Ministério da Saúde. Até esta quarta-feira (01), eram duzentas e 94 mortes identificadas como suspeita ou confirmação para o novo coronavírus, enquanto os números oficiais do governo federal falavam em duzentas e quarenta e uma mortes.

O vice-presidente da Arpen-Brasil, Luis Carlos Vendramin Júnior, reforça que os números fazem parte do Portal da Transparência. A plataforma eletrônica reúne os dados registrados pelos cartórios de todo o país.

a plataforma disponibiliza, ainda, as estatísticas de registros de óbitos cuja ‘causa mortis’ foi apontada pelos profissionais de saúde como insuficiência respiratória e pneumonia, doenças relacionadas ao surto de covid-19, e que podem constar como causas de falecimentos.

Somente no mês passado, foram registrados mais de nove mil óbitos destas doenças em todo o país.

O Paraná ainda investiga outras quatrocentas e onze notificações do novo coronavírus. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, um paciente confirmado em Curitiba foi excluído por duplicidade de notificação.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos