ParanáGeral

Paraná tem 63 pontos próprios para banho e três impróprios

Dados são do primeiro boletim de balneabilidade desta temporada

 Paraná tem 63 pontos próprios para banho e três impróprios

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Um boletim feito pelo Instituto Água e Terra (IAT) divulgou que no Paraná há 63 pontos próprios para banho e três impróprios. O estudo foi o primeiro da temporada e analisou a qualidade da água em 66 locais monitorados do Litoral e em praias de água doce das Costas Oeste e Norte do Estado.

O IAT também indicou os 10 pontos de foz dos rios no Litoral, que chegam ao mar sempre como impróprios, pois drenam áreas urbanas. De acordo com a análise realizada pelo órgão ambiental, o Litoral tem apenas dois pontos impróprios: Ponta da Pita e o Porto de Cima, localizados em Morretes e Antonina.

Veja mais:

Todas as praias de água doce da Costa Oeste estão próprias e a única praia que está imprópria para banho e prática de esportes é localizada no Terminal Turístico do rio Paranapanema, no município Primeiro de Maio. Durante a temporada de verão, os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT.

As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba. Os boletins serão emitidos até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval. Os locais próprios são marcados com bandeira azul e os imprórios com bandeira vermelha.

É importante que os banhistas se atentem a isso, porque indica onde existe contaminação da água. Banhar-se em locais imprórios podem causar problemas à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.

Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.

Reportagem: Jully Ana Mendes, com supervisão de Lorena Pelanda

Avatar

jully.mendes

Paraná tem tendência de queda nos casos de dengue

Paraná tem tendência de queda nos casos de dengue

Ministério da Saúde alerta, porém, que estado é o terceiro com maior incidência da doença

Suspeitos de duplo homicídio em Quatro Barras são presos

Suspeitos de duplo homicídio em Quatro Barras são presos

Os dois homens foram encontrados durante uma operação da Polícia Civil e Guarda Municipal

Aplicativo do Ministério Público monitora comunidades indígenas do estado

Aplicativo do Ministério Público monitora comunidades indígenas do estado

O objetivo do “Projeto Geoindígena” é fortalecer a defesa dos direitos da população indígena