Esportes

Paraná tem a maior delegação da história nos Jogos de Tóquio

 Paraná tem a maior delegação da história nos Jogos de Tóquio

Foto: Jonathan Campos/AEN

Foto: Jonathan Campos/AEN

A maior delegação de atletas da história do Paraná está na fase final de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, que começa oficialmente no próximo dia 23. Ao todo, 35 representantes do estado vão para a capital japonesa, um a mais que na Olimpíada no Rio de Janeiro, em 2016. Para celebrar o recorde e incentivar os esportistas, uma campanha foi lançada nesta quinta-feira (08).

A intenção da “Torcida Paraná em Tóquio” é que o público paranaense envie energia positiva, com vídeos e palavras de incentivo para os atletas, por meio das redes sociais, usando a #TorcidaParanáemTóquio. O Paraná conta com um programa de incentivo financeiro esportivo. Nos últimos 10 anos, mais de 10 mil atletas e técnicos receberam bolsas de apoio.

O programa prevê sete categorias no regulamento, divididas por faixas etárias, valores e características de competição. Entre os beneficiados estão atletas de destaque nacional, como Vitor Gonçalves Tavares, do time paralímpico de badminton. Ele revela que está animado com a possibilidade de medalha no Oriente.

Adriana Azevedo, da paracanoagem, também vai estrear nos jogos. Ela conta que era da natação, mas mudou de esporte em 2017 quando o rendimento começou a cair.

O Governo do Estado formalizou convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro que institui a Frente Paranaense para a Educação Paralímpica. O projeto, inédito no país, visa à formação e capacitação de professores e profissionais, em todo o Paraná, por meio de cursos e ações de desenvolvimento das modalidades. As diretrizes do programa são dadas pelo Comitê. Treze municípios já aderiram até o momento.

O presidente da instituição, Mizael Conrado, frisou como o esporte ajuda um indivíduo com deficiência.

O Paraná tem uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do programa O Esporte que Queremos. A parceria serve de parâmetro para a reformulação do Sistema Esportivo Estadual, pautado em políticas municipais, atreladas à Política Estadual de Esporte. Um sistema de mapeamento das necessidades e vocações de cada município está em andamento para subsidiar a construção do diálogo com os entes municipais.

De acordo com a universidade, o raio-x já foi feito em 97% das cidades do Paraná.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Tricolor estreia na Divisão de Acesso no estádio do Athetico

Athletico embarca para o Uruguai com mudanças

Athletico embarca para o Uruguai com mudanças

Com desgaste físico alguns titulares serão preservados pelo técnico Cuca