ParanáGeral

Paraná tem a quarta maior população em situação de rua

A capital concentra quase um terço do total, número pode estar subnotificado

 Paraná tem a quarta maior população em situação de rua

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A população em situação de rua no Paraná é a quarta maior do país. Dados do Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal, apontam que 11 mil 959 paranaenses vivem nas ruas das cidades. A capital, Curitiba, concentra quase um terço do total, com 3 mil 487 pessoas em vulnerabilidade social.

As informações foram disponibilizadas pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único. Entidades sociais alertam que pode acontecer a subnotificação. Isso porque o CadÚnico depende da auto declaração, como destaca a porta-voz do Projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os problemas familiares e o desemprego são os principais motivos que levam uma pessoa às ruas. Na sequência, aparecem razões como alcoolismo e perda de moradia. Vanessa aponta que o atendimento à população de rua em Curitiba não é o suficiente para o tamanho da demanda.

Questionada pela reportagem, a prefeitura afirma que ampliou as unidades de acolhimento ao longo do ano. Atualmente, são 1611 vagas, com dormitórios, banheiros e refeitório. Com base nos dados do CadÚnico, o número representa 46% da demanda. Já a partir da estimativa das entidades sociais, o acolhimento é o suficiente para 23% da população em situação de rua na capital.

Em um ano, a população vulnerável paranaense cresceu em 27%. Em 2022, eram 9 mil 426 pessoas. O pós-doutor em Educação e professor universitário, Eduardo Miranda, aponta que a alta está ligada ao cenário econômico, político e pandêmico.

Veja mais:

O cenário de alta se repete em nível nacional. Em todo o país, 229 mil 038 pessoas vivem em situação de rua. O número teve alta de 30%, no comparativo com o mesmo período em 2022.

O estado de São Paulo lidera o ranking, com 93 mil pessoas em situação de rua. Na sequência estão Minas Gerais, com 24 mil, e Rio de Janeiro, com 22 mil.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Izabella Machado

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Entre 2010 e 2022, a taxa de analfabetismo no estado caiu de 6,3% para 4,3%

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo