Paraná tem mais de 220 pessoas superinteligentes, aponta associação
Levantamento da Associação Mensa Brasil coloca estado em quarto lugar
O Paraná tem mais de 220 pessoas identificadas como superinteligentes, de acordo com a Associação Mensa Brasil. O estado é o quarto do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em todo o Brasil, são mais de 3 mil. Os superinteligentes são pessoas com capacidade intelectual acima da média, também chamados de superdotados.
Veja mais:
Um deles é o Felipi Kenzo, de 19 anos, e que foi identificado como superinteligente no ano passado, após uma prova da Mensa. Segundo ele, ter passado por esse processo o permitiu conviver com pessoas que dividem tais semelhanças com ele.
O estudante de 19 anos também contou que isso o levou a testar os limites da inteligência, como aprender Código Morse em 15 minutos.
No Brasil, a Associação Mensa reúne superinteligentes. Eles são identificados por meio da avaliação de quociente de inteligência (QI). De acordo com o coordenador da associação no Paraná, Fábio Luiz, essa identificação é importante para o desenvolvimento de políticas públicas e de acolhimento à população superinteligente.
Ele ainda destaca que um dos objetivos é também desmistificar quem são as pessoas com capacidade intelectual acima da média.
Neste sábado (3), inclusive, ocorre mais uma etapa de provas da associação, com Curitiba sendo uma das cidades-sede. A etapa também será feita em outras 10 cidades brasileiras.
Reportagem: Bárbara Hammes