Paraná tem mais estabelecimentos religiosos que de saúde
São mais de 25 mil unidades religiosas no estado, segundo dados do Censo 2022
O Paraná tem mais de 25 mil estabelecimentos religiosos. Só em Curitiba, são mais de 2 mil. Com isso, são mais unidades religiosas que estabelecimentos de saúde no estado. Os números são do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados do Censo 2022. Os estabelecimentos religiosos contemplam igrejas, templos, sinagogas e terreiros, por exemplo, considerando locais de todas as religiões.
Veja mais:
Em todo o país, são 579,7 mil, número também maior que o número nacional de estabelecimentos de saúde. Para o sociólogo Cezar Bueno de Lima, doutor em Ciências Sociais, um dos motivos para este alto número está na expansão de diferentes religiões entre os anos 1990 e 2000.
O levantamento também mostra que, em relação ao número de residências, os chamados domicílios particulares, foram mais de 5 milhões registrados no Paraná. Em Curitiba, o número é de 789 mil. A capital também concentra 1.574 instituições de ensino, 2.820 estabelecimentos de saúde (hospitais e unidades básicas, por exemplo), 72 estabelecimentos agropecuários.
De acordo com o sociólogo, o mapeamento destes endereços é fundamental para que maior assertividade da aplicação do dinheiro público.
Ainda em Curitiba, outros dados mostram que a capital tem 16.123 estruturas em construção e quase 88 mil prédios entre de comércio, cultura, atividades públicas.
Reportagem: Bárbara Hammes