Paraná ultrapassa 1 milhão de pessoas vacinadas com as duas doses de vacinas contra Covid-19

 Paraná ultrapassa 1 milhão de pessoas vacinadas com as duas doses de vacinas contra Covid-19

Foto: Jonathan Campos/AEN

O Paraná ultrapassou, nesta segunda-feira (3), a marca de 1 milhão de paranaenses vacinados com as duas doses de imunizantes contra a Covid-19. Até o final da manhã desta segunda, 1.007.113 pessoas tinham sido vacinadas com doses de vacinas da Coronavac e da Oxford/AstraZeneca.

O total de paranaenses imunizados com as duas doses equivale a quase 10% da população do Estado, e a 21% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários previstos no Plano Estadual de Vacinação. As vacinas aplicadas como segunda dose correspondem a 83% dos 1,2 milhão de imunizantes distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para essa etapa de vacinação.

De acordo com o secretário Beto Preto a aplicação da segunda dose é estratégica para garantir a proteção contra a Covid-19.

Até agora, o Paraná aplicou 2.795.548 doses dos imunizantes, sendo que 1.788.435 pessoas receberam a primeira. O Estado já distribuiu aos municípios 3.054.585 vacinas. Receberam, até o momento, a imunização completa pessoas que pertencem aos grupos preferenciais definidos pelos planos nacional e estadual de vacinação: idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI), indígenas, pessoas com deficiência em instituições inclusivas, trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos ou que apresentam algum tipo de comorbidade, quilombolas, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas.

Nesta semana, com a chegada de 438.860 doses (Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz, Coronavac/Butantan), o Paraná espera dar início à imunização das pessoas com comorbidade, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. As doses também serão utilizadas para dar continuidade à vacinação de profissionais da saúde, profissionais da segurança pública e salvamento, além das Forças Armadas.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos