PolíticaEleições 2016

Partidos promovem convenções neste fim de semana

Pelo menos sete convenções partidárias acontecem neste final de semana em Curitiba. Hoje (sábado) o Partido da Mobilização Nacional (PMN) confirmou o ex-prefeito Rafael Greca como candidato à administração municipal. O ex-prefeito vai ter o apoio do governador Beto Richa (PSDB) que foi firmado na última terça-feira (26).

Greca vai integrar uma coligação com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Democratas (DEM), Partido Trabalhista do Brasil  PT do B, Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Trabalhista Nacional (PTN). Com a coligação, o candidato deve ter o maior tempo na campanha de TV e rádio. Nas eleições 2016, a duração da propaganda vai ser a soma do número de representantes de todos os partidos coligados. Três nomes são cogitados para vice do candidato Rafael Greca: o assessor de Beto Richa, Eduardo Pimentel; o ex-secretário de Meio Ambiente José Antônio Andreguetto e o deputado estadual Stephanes Junior.

 

O Partido Social Democrático (PSD) oficializou Ney Leprevost como candidato a prefeitura de Curitiba.

O candidato tem o apoio do Partido Social Cristão (PSC), que já havia confirmado a decisão de apoiar o parlamentar. Além do PSC, o candidato vai integrar a coligação com o Partido Ecológico Nacional (PEN), Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido Social Liberal (PSL); Partido Pátria Livre (PPL), Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Ainda não foi anunciado quem será o vice de Leprevost. O candidato adiantou que o escolhido não faz parte do meio político.

Hoje (30), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) efetivou o apoio ao atual prefeito Gustavo Fruet (PDT). O Partido Novo e o Partido da República (PR) também fazem convenções e definem a posição nas próximas eleições. No domingo (31) o Partido Republicano Brasileiro (PRB) faz a convenção. A tendência é apoiar Gustavo Fruet (PDT). Na segunda-feira (01) o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) deve lançar o deputado Requião Filho para concorrer ao cargo de prefeito.

Na quinta-feira (04) pelo menos três partidos realizam convenções: O Partido Democrático Trabalhista (PDT) deve tentar a reeleição de Gustavo Fruet. O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) deve confirmar Luciano Pizzato como candidato à prefeitura. O Partido Progressista (PP) deve formalizar a deputada Maria Victória como candidata à administração municipal.

No último dia do prazo para a realização das convenções, sexta-feira (05), o Partido dos Trabalhadores (PT) deve oficializar o deputado Tadeu Veneri para concorrer à prefeitura. Também no dia 05, o Partido Popular Socialista (PPS) realiza a convenção, com a possibilidade de apoiar a reeleição de Fruet. No último final de semana três candidatos à prefeitura de Curitiba foram confirmados. O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) oficializou Xênia Mello como candidata.

No Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Ademar Pereira foi o escolhido para concorrer ao cargo. O Partido Republicano Progressista (PRP) lançou Afonso Rangel como candidato. O Partido Verde (PV) aprovou por a coligação com o PDT e o apoio à reeleição do prefeito Gustavo Fruet. Os candidatos devem ficar atentos às mudanças na legislação. Antes, a campanha eleitoral tinha um tempo de 90 dias.

Agora, o tempo de campanha passou para 45 dias. A nova lei prevê que as campanhas sejam custeadas exclusivamente por pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Ou seja, o financiamento por pessoas jurídicas (empresas) está proibido. A propaganda eleitoral na TV e no rádio diminuiu de 45 para 35 dias. O primeiro turno está marcado para o dia 02 de outubro. Caso nenhum dos candidatos a prefeito consiga a maioria absoluta, ou seja, 50% dos votos mais um, a disputa vai para o segundo turno, que está marcada para o dia 30 de outubro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.