Pautas ambientais e efeitos especiais marcam show de Coldplay
A banda inglesa fez a primeira passagem pela capital paranaense
A busca por uma turnê sustentável, um show de luzes e fogos de artifício marcaram a primeira noite da banda Coldplay na capital paranaense. A apresentação, que faz parte dos onze shows previstos na Music of the Spheres Tour, aconteceu na noite de terça-feira (21), no Couto Pereira. O público é estimado em 43 mil pessoas.
Ao longo de duas horas de apresentação, a banda passou pelo repertório dos 27 anos de carreira. Para o estudante de pedagogia, Wesley Souza, o show é uma experiência única.
O show conta com dois palcos, o principal e um próximo da arquibancada. Uma das músicas ganhou tradução simultânea em libras, feita pelo próprio vocalista, Chris Martin. Durante a apresentação, ele agradeceu aos funcionários do estádio que trabalharam na montagem e o esforço da plateia. O jornalista Guilherme Dias é um dos fãs que acampou para a compra de ingressos. Para o show, ele chegou ainda de manhã no estádio.
Já as pulseirinhas de led, que brilham e mudam de cor conforme a música, são feitas de material à base de plantas. Em um telão, a banda mostra o índice de retorno dos itens. Na América Latina, a maior porcentagem foi de devolução foi de 94% em Buenos Aires, na Argentina. São Paulo chegou ao patamar de 80%. A advogada Victoria Santa Maria fez questão de devolver o acessório para deixar para o próximo fã.
A banda colocou uma meta: diminuir pela metade a emissão de monóxido de carbono em relação à turnê anterior, realizada entre 2016 e 2017. A promessa é de plantar uma árvore para cada ingresso vendido. A energia utilizada nas apresentações é, prioritariamente, solar. Além disso, o espaço de shows conta com pisos cinéticos e bicicletas, para que a plateia ajude e gerar energia para o próximo show.
A segunda apresentação em Curitiba acontece na noite desta quarta-feira (22). Depois, a banda segue para o Rio de Janeiro e completa onze shows no Brasil.
Reportagem: Larissa Biscaia