ParanáGeral

PCPR investiga golpes com sites do estado

Bandidos estariam criando na internet, sites que trazem a cópia do layout oficial

 PCPR investiga golpes com sites do estado

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Polícia Civil do Paraná instaurou inquérito para apurar golpes com sites do estado. Para enganar os contribuintes os bandidos estariam criando na internet, sites que trazem a cópia do layout oficial de órgãos públicos, como o Detran e a Receita Estadual.

Veja mais:

E ainda estariam patrocinando os portais falsos em sites de busca para que eles apareçam no topo das pesquisas e ganhem com isso um ar, convincente, de que são oficiais, induzindo as pessoas ao erro. O diretor-presidente do Detran do Paraná (Detran-PR), Adriano Furtado, explica que o golpe foi descoberto graças a reclamações recebidas pelo departamento de ouvidoria.

A Polícia Civil tomou conhecimento dos golpes por iniciativa do Detran. Segundo o delegado-titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, Edgar Dias Santana, foi instaurado inquérito para apurar a fraude e identificar os criminosos.

A delegada do Núcleo de Combate aos Cibercrimes, Ellen Victer, reforça que a apresentação de provas no ato da denúncia facilita a identificação dos criminosos.

A investigação também apura a denúncia de link falso em nome da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). Nesse caso, a página adulterada oferecia descontos de 15% para o pagamento do IPVA.O chefe da inspetoria geral de arrecadação da Receita Estadual, Ezequiel Rodrigues dos Santos, orienta que os contribuintes acessem somente os sites oficiais. O uso de aplicativos também costuma ser mais seguro.

Segundo o delegado Edgar Dias Santana, os golpes na rede são cada vez mais comuns, por isso é preciso estar sempre alerta.

Os portais oficiais trazem o final “pr.gov.br”. Em caso de dúvidas a orientação é procurar os canais digitais e os telefones oficiais do órgão público.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Giovanna Retcheski

Multa automática por falta de exame toxicológico deixa de existir

Multa automática por falta de exame toxicológico deixa de existir

Decisão segue resolução do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PR)

Paraná confirma mais de mil casos de dengue por dia

Paraná confirma mais de mil casos de dengue por dia

Cálculo considera a média de infecções desde o início do ciclo epidemiológico, em agosto

Instabilidade predomina no Paraná, neste domingo (19)

Instabilidade predomina no Paraná, neste domingo (19)

Em Curitiba, a chuva cessa durante a tarde, máxima prevista não ultrapassa os 17º

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Entre 2010 e 2022, a taxa de analfabetismo no estado caiu de 6,3% para 4,3%