NacionalEconomia

Pedidos de recuperação judicial crescem 71% no 1º semestre

Processo permite que companhias suspendam e renegociem dívidas em um período de crise

 Pedidos de recuperação judicial crescem 71% no 1º semestre

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

No primeiro semestre deste ano, houve crescimento de 71% nos pedidos de recuperação judicial em todo o Brasil. O mecanismo é utilizado por empresas para evitar a falência. Esse processo permite que companhias suspendam e renegociem dívidas em um período de crise. Na contramão dos dados nacionais que evidenciam a incerteza na economia, especialmente para as pequenas e médias empresas, o Paraná não apresentou aumento nos pedidos de falência ou recuperação judicial. O Procurador Regional da Junta Comercial do Paraná, Marcus Vinicius Tadeu Pereira, explica que o saldo de negócios prosperando é maior do que aquelas em crise.

LEIA MAIS

Por dia, a autarquia responsável pelo registro e cadastramento de empresas no Paraná recebe mais de mil protocolos de abertura, fechamento ou alteração do nome empresarial. Por isso, a Junta Comercial é considerada um termômetro da economia no estado. O procurador detalha que a projeção para este ano em relação a existência de empresas é positiva.

Segundo estimativa do Banco Mundial, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deve crescer 2,8% neste ano e 2,2% em 2025. 

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

felipe.lunardi

Saiba como manter flores frescas por mais tempo

Saiba como manter flores frescas por mais tempo

Algumas espécies de flores duram por mais tempo

IBGE vai medir peso das bets nos gastos dos brasileiros

IBGE vai medir peso das bets nos gastos dos brasileiros

Pesquisa também medirá uso do tempo dos brasileiros